""Melhor Gestão-Melhor Ensino"

Este blog é dedicado a você, professor de matemática, que é envolvido com a aprendizagem e a boa educação matemática de seus alunos.
É um blog que faz parte de um programa de formação a distância de educadores do Estado de São Paulo "Melhor Gestão-Melhor Ensino", Programa Educação Compromisso de São Paulo.
Convido você a participar, traga suas experiências, desafios ou aquilo que você acha relevante para nos mantermos em contato e motivados a exercer com amor e compromisso o nosso trabalho em sala de aula.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O GRANDE DESAFIO

 
 
O grande desafio hoje é a formação geral do indivíduo e a importância que a leitura ocupa no desenvolvimento de suas habilidades. A leitura é um processo interativo pois além de ampliar o vocabulário, estimula a criatividade e possibilita a comunicação, assim pode-se obter um melhor intercâmbio entre conhecimento, cultura e construção de significados.
Quando se fala em dificuldade de leitura, deve-se perguntar: dificuldade de leitura de que tipo de texto? Especificamente, que tipo de dificuldades o texto matemático pode apresentar? Pensar nessa perspectiva é pensar no que é a Matemática hoje e nas suas múltiplas formas de expressão.
 
"Ao professor cabe contextualizar os fatos matemáticos, quer através da história da Matemática, quer na solução de problemas ou na explicitação dos conhecimentos prévios e da história de vida dos alunos." http://www.udemo.org.br/Leitura.pdf


Vale a pena conferir o texto na íntegra; o artigo aborda a importância que os professores de Lingua Portuguesa e Matemática, em especial ocupam na formação das Competências Leitoras dos alunos.
Falando de Competência Leitura, ela não é inata e assim deve ser desenvolvida. O que fazer para estimular o hábito da leitura? Que papel a escola ocupa nesse ranking? O link abaixo, tem uma boa discussão a respeito dos investimentos feitos pelo governo federal em 2012. Leia mais: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/05/10/brasil-enfrenta-o-desafio-de-formar-novos-leitores/


p/Rosmeiry



Nenhum comentário:

Postar um comentário